SILVIA REGINA LIMA
Escrevo e me transporto para dentro daquilo que escrevi.
Capa Meu Diário Textos Áudios E-books Fotos Perfil Livros à Venda Prêmios Livro de Visitas Contato Links
Textos

 "A CRIAÇÃO"
(Homenagem a Renoir)

***

E, em cada passo desses caminhos,
o Amor em tuas mãos eu depositarei.
Dentro de teu olhar intrigante, calmo
eu abrigarei,
confiante, o nosso ninho.

Sinto teu corpo bom, sinto-o pelo tato,
a cada palmo... sim... e a cada passo
no contorno
imperfeito do
s teus traços
(eu já sei e conheço esse teu lasso jeito).

*
Há o fato de eu não te desejar perfeita
mas, apenas e sempre, a minha eleita!

Vejo tudo agora através da maturidade
com que
se reveste a minha boa idade,
e já sei todas as contradições de teu ser.
Gosto assim... assim é que eu te aceito
pois é, em ti, que perdidamente recrio,
minha própria e bela imagem do Prazer!


**********
Silvia Regina Costa Lima
19 de maio de 2008


**************


**Na tela: 'Lise', 'A cigana' ou no 'No Verão' - de Renoir (
1868) retratando a modelo Lise Tréhot - morena de beleza rústica, formas cheias e arredondadas, lânguida e de traços marcantes - que foi sua amada, amante e mãe de 2 filhos.
*********

 

 

“Por que a pintura não pode ser bela? O mundo já tem coisas desagradáveis demais."
A frase do pintor francês Pierre-Auguste Renoir resume bem o espírito de sua obra.

 


Renoir é conhecido em todo o mundo. Trata-se de um dos pintores mais populares de todos os tempos. Inúmeras obras suas, em forma de cópias, reproduções e pôsteres, enfeitam salas de residências e escritórios.
É fácil gostar delas. Para apreciá-las, não é necessário conhecer arte nem sua biografia. Não são enigmas em forma de pintura nem arte-cabeça. Enfocam, na maioria das vezes, temas simples e poéticos – mulheres, crianças, paisagens, cenas urbanas de Paris, festas, nus femininos. Em razão disso, ele foi muito requisitado para retratar a burguesia francesa de sua época.

Exímio retratista, fez desse ofício o perfeito cruzamento entre a representação naturalista e a arte em seu lirismo mais elevado.
Renoir sofreu alguma influência da fotografia – então uma atividade nascente – na composição de seus retratos. Mas ele alcança um efeito que esse meio dificilmente atinge: suas telas parecem ter alma.

 

********

 

*** O Impressionismo é o movimento artístico surgido na França no século XIX que criou uma nova visão conceitual da natureza utilizando pinceladas soltas dando ênfase na luz e no movimento. Geralmente as telas eram pintadas ao ar livre para que o pintor pudesse capturar melhor as nuances da luz e da natureza.
A arte alegre e vibrante dos impressionistas enche os olhos de cor e luz. A presença dos contrastes, da natureza, transparências luminosas, claridade das cores, sugestão de felicidade e de vida harmoniosa transparecem nas imagens criadas pelos impressionistas.
O Impressionismo mostra a graciosidade das pinceladas, a intensidade das cores e a sensibilidade do artista, que em conjunto emocionam quem contempla suas obras.
*****

 

 

 

SILVIA REGINA COSTA LIMA
Enviado por SILVIA REGINA COSTA LIMA em 19/05/2008
Alterado em 17/06/2022
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.
Comentários