SILVIA REGINA LIMA
Escrevo e me transporto para dentro daquilo que escrevi.
Capa Meu Diário Textos Áudios E-books Fotos Perfil Livros à Venda Prêmios Livro de Visitas Contato Links
Textos
PERSONA
 
Entrevista para a coluna PERSONA do Jornal Tribuna de Vinhedo em abril de 2015
 


***

Obrigada Thiago Alencar e Equipe pelo amável convite, pelo carinho e atenção.
***


Silvia Regina Costa Lima.

Tribuna de Vinhedo: Iniciando nossa conversa, poderia nos dar um resumo de seu currículo?
________________________________


T.V.: Qual foi seu primeiro contato com poemas? O que chamou sua atenção a este gênero?

Desde cedo amei ler... criança sensível e tímida ... eu aprendi aos 5 anos ... então lia tudo que estivesse a mão. Muitos autores estavam presentes no quartinho de fundo de quintal de minha tia Alcione - depois que o atravessávamos inteiro sob algumas parreiras amareladas com seus cachos bonitos feito opalas expostas ao sol - e lá encontrei o mundo de sonhos e fantasias que eram os livros. Havia a coleção de M. Delly, Pearl Buck, Agatha Christie, Jorge Amado ... assim fui misturando, desordenadamente, todo tipo de leitura. Depois me apaixonei pela poesia que havia nas histórias de José Mauro. Li muito Fernando Pessoa, Paulo Bonfim, Vinicius, Cecília Meireles, Mario Quintana, Taylor Caldwell... Não é o gênero o mais importante e sim como um texto chega à nossa alma e coração

T.V.: Sempre pensou em escrever com o intuito de lançar livros ou começou por um hobby?

Comecei a escrever diários aos 7 anos e as primeiras trovinhas aos 9. Escrevia por uma necessidade forte de desabafar, a válvula de escape de meus medos e dúvidas, de contar as pequenas tristezas, as esporádicas conquistas, as alegrias e os sonhos românticos de mocinha ... risos. Nunca pensei em publicar até que no Orkut perceberam meu jeito de contar coisas, minhas mensagens, poesias... os amigos me incentivaram a fazer um livro em que eles pudessem ler mais daquilo que eu escrevia.

T.V.: Quantas obras já publicou até então? Pode nos contar um pouco sobre elas?

Sou poeta e contista com 4 livros publicados, a saber: Filigranas (2011), 160 poemas livres; Primeira Estrela (2012), 112 sonetos escolhidos; Pequenos Contos do Cotidiano (2012) 55 contos criativos; Pequeno Cristal (2013), 116 poemas livres e participei das Antologias: Verseja Brasil (2014), Antologia Ponto & Vírgula n.4 (2013) e n.5 (2014).

Deixo um link para que leiam a sinopse deles:
http://www.silviareginalima.recantodasletras.com.br/livros.… E já estou organizando o quinto livro, sendo o segundo de sonetos.

Ah, sim, também criei e editei por oito anos o jornal informativo
"Prisma" para meu residencial e criei um novo formato poético: a Sextilha Real.


T.V.: Como foi o convite a cadeira da AMLAC?

A primeira vez que recebi esse convite foi há 3 anos, através do Professor Benevides Garcia, um dos diretores ali, mas eu, mesmo honrada, não aceitei, sempre meio avessa a me expor publicamente. Hoje creio que ainda não estava preparada. Ano passado, novamente recebi o convite do professor Benevides, do Prof. Norberto Comune, então presidente da AMLAC e de Cacilda Ribeiro Franco, diretora. Diante da força unida dos três amigos, não pude mais recusar....risos... Hoje, com prazer, ocupo a cadeira n.16 sob o Patrono Rubem Alves, escritor, pensador e grande educador. E, em setembro agora, pertencerei também à  Academia de Luminescência do Brasil - ALUBRA, de Araraquara/SP ... com muita honra.

T.V.: Pode nos contar também sobre a recente homenagem da Ordem dos Poetas do Brasil?

O Ordem dos Poetas é uma bonita iniciativa de um grupo de poetas... na verdade uma entidade que se reúne para divulgar os poetas nacionais, especialmente os amadores e expandir a Poesia como a bela Arte que ela é. Como fui o primeiro nome de poeta a ser lembrado, somente atrás de Chico Buarque, eu fiquei contente e comovida e isso teve grande repercussão no Facebook: https://www.facebook.com/photo.php?fbid=1082841001741810&set=a.165788316780421.45033.100000477625188&type=1&theater

T.V.: Você é natural de Vinhedo (Caso negativo – de onde é e como foi sua vinda ao município?) quais você julgam ser as principais qualidades da cidade a seu ver?

Não, sou paulistana. Passeando nas cidades vizinhas, descobrimos Vinhedo e nos apaixonamos por ela de cara. Vim para cá definitivamente em 1996, dois anos depois, com meu marido e os três filhos literalmente recomeçando a vida de todos. De lá para cá, a cidade cresceu e alguns problemas vieram com esse progresso, mas continua sendo acolhedora, bonita, com qualidade de vida, boa segurança e boa parte cultural.

T.V.: Falando sobre Vinhedo, há algum point ou região que tem como preferida? (se sim, por quê?)

Creio que a parte turística da cidade poderia ser melhor cuidada para atrair mais visitantes e divisas... como a Represa II, a abandonada Estação da Fepasa (que poderia tornar-se a sede da AMLAC (Academia Metropolitana de Letras, Artes e Ciências), o Cristo.... as praças e parques da cidade, o comércio e os restaurantes deveriam abrir aos domingos como em Serra Negra, haver espetáculos culturais e poéticos ao ar livre. Não tenho point preferido, gosto da cidade como um todo, mas o prédio do Museu do Imigrante é muito bonito.

T.V.: Muitos sonham em ter seu próprio negócio: quais diriam ser os principais benefícios e desafios de gerir sua própria empresa?

Creio que cada empresa que ocupa espaço em uma cidade, gera empregos e traz benefícios locais... atualmente, com o governo pressionando os empresários com impostos, não é fácil ter coragem de iniciar algo. Penso em meus filhos... gostaria que tivessem oportunidade de se expandir aqui em vez de precisarem ir para o exterior, especialmente meu filho Fabio Lima, professor de Educação Física pela Unicamp e Mestre em Jiu-Jítsu pela Gracie Barra. O meu sonho seria ele montar uma academia aqui mesmo e ter a família trabalhando junto com ele.

T.V.: Pode nos falar um pouco sobre sua família?

Parte de minha família ainda está em Sampa. Eu vim para cá e dois anos depois fiquei viúva com meus três filhos, Fabio Luís, Ana Stella e João Paulo para criar sozinha numa cidade ainda estranha.Foram anos duros, solitários, onde tive que vencer meus medos, vencer a forte burocracia que prejudica as viúvas, vencer pessoas indignas e aproveitadoras. Muita coisa me aconteceu e se não fosse a Poesia a me acompanhar e me aliviar, não sei se não teria me tornado depressiva. Hoje tenho três netos lindos, Luís Eduardo, 12; Noah, 4 e Luís Henrique, 1 ano... que tornam a vida mais alegre e dinâmica e tenho amigos reais e virtuais que me ajudam a ser mais contente e mais completa.

T.V.: E o que costuma fazer em seu tempo livre? Algum hobby que cultiva?

Escrever me preenche o tempo todo. Escrevo todos os dias no site do Recanto das Letras (http://www.recantodasletras.com.br/autor_textos.php?id=31588 ) e em grupos poéticos do Facebook. Gosto de ler, de ver documentários, filmes, novelas de época, ver exposições diversas e amo fotografar.


T.V.: Quais diriam ser os três momentos mais marcantes de sua vida, até então?

Quando nasceram os filhos e cada um deles me modificou um tanto mais com o amor intenso que eu lhes dediquei. Por eles, sai de mim e me doei.

Quando decidi vir para Vinhedo recomeçar a vida e em apenas dois anos fiquei viúva. Tive que repensar tudo, aprender correndo a fazer o que não sabia, enfrentar medos e solidão. problemas financeiros, gente falsa e tomar muitas decisões. Não foi nada fácil.


Quando criei coragem para acreditar mais em mim a ponto de fazer meu primeiro livro -
"Filigranas". Ao tê-lo nas mãos, eu sentei e chorei, literalmente. Grande emoção! Um livro que me permitiu, com sua expressiva venda, realizar o seguinte, meu Primeira Estrela.

T.V.: Para encerrar, há algum lema que te marca ou uma mensagem que gostaria de deixar aos leitores?

São três frases que amo:

"Faça aos outros apenas aquilo que gostaria que te fizessem " -
Jesus

"Viva como aconselhas, diga o que fazes, faça o que dizes" - Anatole France

Escrevo e me transporto para aquilo que eu escrevi.  -  Silvia Regina Costa Lima

_____________________
Obrigada Thiago Alencar e Equipe
***
Silvia Regina Costa Lima

https://www.facebook.com/photo.php?fbid=1092120120813898&set=a.165788316780421.45033.100000477625188&type=1&theater


 
SILVIA REGINA COSTA LIMA
Enviado por SILVIA REGINA COSTA LIMA em 16/06/2015
Copyright © 2015. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.
Comentários