SILVIA REGINA LIMA
Escrevo e me transporto para dentro daquilo que escrevi.
Capa Meu Diário Textos Áudios E-books Fotos Perfil Livros à Venda Prêmios Livro de Visitas Contato Links
Textos
Dedico este texto a Wramoss, Eurípedes, Ruy, Flor (Maria Cecília), Fernanda Xerez, Hics e a tantos que me apoiaram.

Reflito aqui sozinha sobre as coisas que vejo e sinto todos os dias e não consigo imaginar como isso se encaixe na idéia de um país maravilhoso que querem me vender agora...

Vejo os idosos desrespeitados todos os dias, e sem um local decente que eles pudessem "escolher" para passar o resto de seus dias. Vocês podem se imaginar colocando sua mãe numa clínica qualquer - se houvesse uma pública - toda suja e cheirando à urina, à degradação, sem o menor conforto ou decência, caso vc precisasse fazer isso? Eles, os idosos,  são mal atendidos nas redes públicas e morrem antes de conseguir atendimento, transplante, operação... Só quem tem muito $$$ tem um convênio médico, o resto morre mesmo é nas filas!

Você vê seu pai ganhar uma miséria de aposentadoria quando ele trabalhou a vida toda para ter isso e agora mal pode comprar seus remédios... Você precisa trabalhar e então o deixa com um 'profissional' bem pago para isso e descobre que ele, por cima, é humilhado e ainda apanha...   o que vc sente???

Então penso na Educação... ela começa em casa, na família, com valores antigos e bons, valores morais, éticos... e passa pelo crivo da Escola...

Como vai o estudo em
todo o Brasil?

Decadente, indecente, perdida, desvalorizada...   Os professores terminam desmotivados, assustados, desatualizados, desesperados, mal pagos...e chegam a aceitar o inaceitável somente para sobrevier e para não apanhar dos alunos - protegidos pela Lei.

Em aprovação continuada, os alunos não desejam aprender nada e se tornarão os maus profissionais a quem nós estaremos sujeitos amanhã.. .    se é que obterão um emprego naquilo para que se formaram...   Isso não depende apenas do governador de cada estado, mas sim de uma Reforma geral no Ensino, inciativa  que deveria vir do poder maior... mas que há anos está assim, tudo parado...   que interessa instruir melhor o povo?

E tudo isso  me lembra também de muitas de nossas Leis - essas mesmas que são desrespeitadas pelos próprios que as fazem: os políticos...
"faça o que eu mando e não o que eu faço"... "Aos meus amigos, tudo; aos meus inimigos, a lei"


Então aparecem os 'colarinhos brancos' que nunca são pegos e quando o são, descobrimos as suas meias e suas cuecas cheias do
nosso dinheiro,

mas eles ficam impunes e esse dinheiro roubado é aquele que daria melhores condições aos nossos idosos e um melhor ensino a todos nós

e serve para viagens de deputados, vereadores, senadores e seus parentes, para comprar um castelo e até a fazenda de filho (que comprou uma ganhando apenas 800,00 reais mensais!!!   será milagre? )

mas ele, o $$$, não servia para cuidar do nosso meio ambiente e isso
até fez a "hoje" paparicada candidata verde sair indignada do ministério com o pouco que era investido na questão da preservação do meio ambiente e  pelo pouco apoio governamental pra tentar salvar nossas florestas:

ele, o dinheiro,  serviu bem para 'enricar' um grupo de deputados e senadores inescrupulosos, passeios na Europa, compras  no Paraguai, amantes em Miami..


serve para financiar centenas de viagens presidenciáveis por todo nosso


imenso Brasil em milionária campanha nacional pelo partido e pela candidata - em detrimento de cuidar mais e melhor da Nação.


Enquanto o povo brasileiro usa um obsoleto e lotado meio de transporte, ônibus e trens sujos, feito sardinhas em lata, todos os dias para ir ao seu trabalho.. horas no trânsito caótico das cidades:


o dinheiro do contribuinte, nosso dinheiro,  paga tudo...


Nosso dinheiro desce ralo abaixo em papos camaradas dentro de jatinhos, paga conta de celulares de netos, compra mansões...

Falando em ralos, tanto dizem sobre a melhoria de vida... sim, a vida melhorou um pouco pois até podemos comprar algumas coisas pra nossas casas (principalmente com o dolar em baixa) e só por isso parece que a vida se tornou collorida, mas é uma falsa impressão de prosperidade se dentro do país o esgoto corre a céu aberto trazendo doeças e um viver ainda indigno a tantos brasileiros

e o lixão abriga igualmente urubus e crianças, ambos famintos - perigo e abominação!|Coisa mais triste de se ver!

Casas despencam das encostas e perde-se tudo- e vidas. Enchentes em todas as cidades, construções em áreas de risco. Quem permitiu isso?

Muita gente ainda morre de frio e fome sem um lar decente ...   e pior, sem um emprego que o capacite a se auto-sustentar sem o assistencialismo do govêrno, como todos nós fazemos, ensinando a pescar e não dando apenas magro peixe pronto:

enquanto nosso dinheiro vai ajudar 'los hermanos' de outros paises fazendo "alarde" da generosidade brasileira...


Caridade não deveria começar em casa?


Porque ir acender uma vela lá longe se há um templo necessitado na esquina de sua casa? E como tem gente necessitada por aqui!

Falando em esquinas... cuidado.. seu filho ou filha podem acabar ali também um dia... pois o que foi feito no país inteiro e repito: inteiro - em têrmos de se acabar com as drogas e contruir clínicas para recuperação desses dependentes tão jovens que morrem à mingua, sem nenhuma ajuda real? E com o tráfico?

O domínio da droga cresce a olhos vistos país afora e nada foi investido em tantos anos para debelar o mal... Mal este que entra-nos casa adentro e destrói toda a família. Que tristeza ver-se jovens e mesmo crianças nessa situação, perdendo suas tenras vidas...

E então: perder vidas lembra-me também que somos escravos dentro de nossa próprias casas... somos sim.. grades, portões, vídeo-porteiros, cães ferosos, muros, fechaduras.. não, não adianta nada.. saímos das casas gostosas de outrora quase sem muros e fomos para apartamentos cada vez menores e mais (des)protegidos - e não adiantou - bandidos 

aprenderam como entrar e fazem ali um arrastão... mudamos para o interior e cá vieram eles também ... mudamos pra condomínios fechados e eles já deram um jeito nisso .. a violência chega até aos fechados shoppings numa audácia estarrecedora! E colocam fogo nas pessoas...  trucidam famílias... um pavor sem taamnho!

Vamos todos nos perguntar  "porque" até encontrar umas cinco respostas:
impunidade,
leis fracas, antigas,
falta de policiamento,
policiais despreparados e mal pagos

e por ai vai... Quando se fará a reforma no Judiciário?


e eu penso na enormidade de impostos que pagamos pra ter um mínimo de segurança, e de tudo o mais e NÃO TEMOS ...

Cadê o policial, cadê a cadeia pra por tanto bandido? Quem cuida disso? Quem cuida de nós de nossas famílias?


Nossa vida nada mais vale, morremos por tostões, nossos parentes  e amigos recebem tiros de balas perdidas em guerras inaceitáveis por todos o Brasil!!! Não temos carros blindados e guarda-costas!

Quem pode mais: bandidos ou mocinhos? Como saber quem matou o filho do seu primo? Sua amiga? E se sabemos, as Leis quase protegem os bandidos... o corpo de alguém some e o ídolo de pés de barro jura que não foi ele .. o advogado cuja namorado morreu acha 'atalhos' nas leis, num jeitinho muito sem-vergonha, e acabou solto....

A nossa justiça não foi ainda refomada e novos crimes precisam de novas leis...



mas quem também deveria ver(o senado) isso está em recesso há 4 meses - com nosso dinheiro em 13* 14* 15* 16* salários, vocês sabiam?  Uma vergonha!

Voltarão em dezembro os nossos excelsos senadores para tornarem a sair em merecidas férias em dezembro... realmente é muito trabalho!
Vejam, e não se esqueçam... :


Como é possível haver tanto cara-durismo? É que falta faz o comandante da Nação que está viajando Brasil acima e abaixo com o dinheiro público e nada vê e nada sabe...

Nós também procuramos ignorar  (pois não somos nós, graças a Deus, não é fato?...) aqueles pobres pais que receberam de presente a cabeça decaptada do seu filho bem no dia das mães do ano passado, por causa do nobre deputado que corria a mais de 190/h, e que havia bebido demais mas que está por aí esperando o seu julgamento...

impune como tantos outros ... sim .. se fosse nosso filho então talvez a gente entendesse melhor a falta que faz o comando maior da maior autoridade...

Esse mesmo comando que deveria ter moral e dar mais atenção
também aos casos de pedofilia em todos os segmentos nacionais, fornecendo subsídios para modernizar e agilizar a caça aos que maltratam  e oprimem as crianças e jovens - seja em trabalho completamente inconcebível, trabalho escravo infantil, como se pode ver na foto:


seja aliciando meninas para a prostituição e para prazer pessoal.. Isso ocorre nas barbas do poder e muitos políticos são vistos nesta situação inaceitável com nossas jovens, participando de orgias com menores e fazendo parte do listão do turismo interno.

Como há crimes novos, a necessidade de mudar as Leis é premente... mas quem deveria fazer isso? Quem deveria já ter feito em tantos anos de governo? Por que ainda não o fez?

Nossos políticos empurram com a barriga este enorme problema por ser de difícil execução, assim como mexer num vespeiro .. Sim, e mexeria com todos... eles inclusos.

Assim como esperamos pela reforma partidária que não veio, pois não é mais possível as pessoas pensarem que votam num candidato e terminem por eleger
todo o partido dele, como aconteceu na "programada" candidatura de Tiririca, o simpático laranja que foi usado como chamariz para alavancar seu partido e todos quese eelgeram por causa dele... a quem isso interessava? Preciso mesmo responder?

E ainda falando nisso tudo, imaginem o que não foi feito para postergar o ficha-limpa empurrando-vergonhosamente sua aprovação pra depois das eleições...

e o título de eleitor que perdeu sua validade, tão certa, só porque muitos não o possuíam mais...


Mas o que me chocou mesmo foi o desrespeito às mulheres brasileiras... pois se muitas pensam que irão ter uma mulher no poder, enganam-se ... quem vai governar tem um nome temido e poderoso demais e ele é a silenciosa "eminência parda"  por trás das cortinas, aquele que vai retornar, que já retornou (tomara que não traga nenhuma inadmissível censura com ele) ... aquele que nunca saiu, na verdade.

Ella é e será mera figura de estampa para iludir a quem interessar possa, nós, as tantas mulheres carentes de serem mais valorizadas, afinal ...  que pena...


E vendo nosso presidente apoiar e pedir votos para o conhecido cantor que mais de uma vez bateu muito e socou sua mulher, mãe de seus filhos, indo parar na delegacia, assim ignorando não só a brutalidade absurda que seu protegido havia covardemente feito, mas também a Lei Maria da Penha (que eles deveriam ser os primeiros a respeitar)

penso que a mulher ainda terá um bom caminho a trilhar e um lugar pouco digno na história brasileira, mesmo porque nunca se viu tantos assassinatos femininos sem solução, crimes absurdos, facadas, corpos mutilados, queimados, sumidos, comidos. dilacerados..

e isso se deve "ao pouco caso com a mulheres" que campeia em terras brasileiras nestes anos todos... as mulheres continuam, anos a fio, massacradas pelos homens... e porque somente agora será tão diferente? Nã creio nisso.. quem não fez até agora, porque agora o faria?

Por isso, e por tudo mais, é que não eu quero esta continuidade!

Enfim... penso que tudo isso está intrinsecamente entrelaçado e nada tem a ver com a sorte de haver jorrado petróleo em solo brasileiro, isso é obra da natureza e quiçá, da divindade, e não de ninguém em especial
mesmo com sua grande sorte e carisma,

ops, sorte? Isso não falta a ele, eu tenho que reconhecer:

Não é bem isso mas, sim, os gastos astronômicos que são feitos pra se trazer-se a Copa, o Oscar, as Olimpíadas aqui pra terrinha, e assim saciar-se um orgulho ufanista e quanto ainda gastaremos com tudo isso em detrimento da construção de mais hospitais tão necessários, novas

escolas, redes de esgoto, cadeias, aumento real de salários ...

Um bom governo nada tem a ver com simpatia, pois isso não significa caráter e verdade, nada tem a ver com aparência e sorrisos, brincadeiras e camaradagens.. mas sim, deveria ter a ver com competência, mais ética e transparência.

E hoje não de pode mais culpar a mídia de tudo, instalar-se a censura ou jogar pra baixo do tapete tudo que aconteceu de errado e tudo o que se disse antes em entrevistas, revistas e jornais.

pois agora qualquer um registra tudo, tudo mesmo, coloca na net e não tem mais como negar o que se falou e fez: fica registrado para sempre ...e se tivemos mensalão, marolinhas, panetones, nepotismo

cuecas, meias, vôos lotados de familiares de políticos,escândalos da casa Civil,


se temos muitos fichas-sujas no poder ainda e outros se reelegendo

em conchavos inacreditáveis, impensáveis alguns anos atrás...

e alguns colloridos e tristes, tentando apagar-nos a memória ainda bem viva...

então, devemos mesmo(e por tudo isso aqui lembrado) pensar e repensar nesta continuidade...


Olha só, pensei tanto que cansei. Pode já ser uma batalha perdida, mas eu, democraticamente, fiz minha parte.

Vamos agora deixar que cada um escolha segundo o que crê ainda ...

apenas depois não se esqueça de sua escolha e não se reclame da vida, não reclame da sorte, da sina, do fado e do porquê se está continuando do mesmo jeito que antes ou pior,


pois, ainda que tenhamos comprado (com a queda internacional do dolar  e não apenas pela realidade nacional) um modelito novo de celular ou uma tv de Led pra assistir melhor as Olimpíadas,também veremos o mais recente escândalo político, crianças violadas, idosos maltratados, pessoas morrendo nos corredores imundos de hospitais desaparelhados,

pessoas mortas com balas perdidas, guerra entre bandidos e policiais,  mulheres violadas e mortas,
escolares surrando colegas e professores;  o MST derrubando pés de laranjas para invadir a terra de um cidadão(imagine se fosse as nossas terras e a nossa casa...) e até a morte de um tio numa simples saidinha de seu banco

ou da melhor amiga dentro do supermercado ao lado da casa dela!


Ah!  Penso que tudo isso não pode e não deve fazer parte de nenhum 'Nirvana' tão apregoado hoje em dia...mas, olhe só, isso sou eu que penso.
***
Bem, eu recebi muitos pedidos para escrever mais um texto pelo menos, então trouxe esta minha reflexão com a ajuda de dezenas de excelentes chargistas (que observam tudo e tudo analisaram como eu, criadores da Charge, esta Arte inteligente e criativa que eu adoro) - porque eu ainda amo este país.

É isso.

Este texto não é absolutamente para pedir VOTOS PARA NINGUÉM, NEM SEQUER CITEI NOME ALGUM. AS IMAGENS USADAS ESTÃO LIVRES NA NET E DE MUITOS LIVRES PENSADORES E APENAS DIGO QUE TENTEM VOTAR COM CONSCIÊNCIA, COM A MENTE E NÃO SÓ COM O CORAÇÃO POIS A CABEÇA ESTÁ ACIMA DELE PARA SERVIR-LHE DE FAROL NO CAMINHO À FRENTE.

Silvia Regina Costa Lima
24 de outubro de 2010



Ps: Não vou convidar e nem constranger ninguém a ler este texto e muito menos a comentá-lo. Entendo bem o clima meio tenso do Recanto por estes dias e eu mesma já sofri muita pressão e patrulhamento aqui por estes dias. Mas repito que elegância e educação cabem até na divergência e eu nunca fui agredir ninguém em sua página, de maneira nenhuma e em tempo algum!


 
SILVIA REGINA COSTA LIMA
Enviado por SILVIA REGINA COSTA LIMA em 24/10/2010
Alterado em 13/04/2014
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.
Comentários