SILVIA REGINA LIMA
Escrevo e me transporto para dentro daquilo que escrevi.
Capa Meu Diário Textos Áudios E-books Fotos Perfil Livros à Venda Prêmios Livro de Visitas Contato Links
Textos

Série Personagem n. 18

  A RAINHA CELTA
(cantiga de amor)
(série personagem: n.18)

***
Vejo, sim, eu vejo o vosso belo estandarte,
todo em arte bordado, levando vossas cores.
Vós, meu cavaleiro bem mais que perfeito
(feito só de paixão e da mais pura ousadia)
é o vencedor das batalhas de todos os dias.
*
Percebo em vossos olhos, destarte,
o vosso amar-me sob algum disfarce,
tentando esconder todas as dores
atrás duma leve máscara da alegria.

*
Senhor, agora sou eu que vos solicito,
em voz baixa (já que não ouso o grito)
que aceiteis o meu amor, neste penhor,
e que me consagreis no majestoso rito.

*
Então, terás mais que meu coração:
*
Na gincana, serei vossa Dama.
Na lida, serei vossa Madrinha. 
Na cama, eu serei vossa Dona.
E, na vida, serei vossa Rainha
!

****
Silvia Regina Costa Lima
13 de dezembro de 2008








Um pouco mais sobre Guinevere:


Guinevere (apelidada Gwen) casou-se bastante jovem e, devido ao dote que tinha, foi aceita pelo rei que nem sequer a conhecia, pois trazia consigo 100 cavalos de guerra e mais 100 soldados - além da famosa Távola Redonda, segundo algumas versões. Vendo-a, Arthur encantou-se, mas o coração de Gwen apaixonou-se por Sir Lancelot do Lago - o chefe de cavalaria de Arthur.

Dias felizes ela passou em Camelot e em Tintagel, mas trazendo no peito o amor proibido, vivia uma angústia imensa - e sofria a Rainha da Bretanha. Entanto, ela não era tão boazinha quanto possa parecer: tornou-se uma mulher indecisa e espiritualmente fraca, ao mesmo tempo fria e meio vingativa - forçando o casamento de Morgana (sua cunhada) com um velho rei que ela não amava, e fazendo com que Lancelot sentisse ódio de Morgana (que o amava).

Guinevere tinha ciúmes de Morgana (que era sacerdotisa dos antigos cultos celtas) e sendo muito católica, fez com que Arthur trocasse a tradicional bandeira do Pendragon pela cruz do Cristianismo gerando o início da decadência do reinado do seu marido. Guinevere teve alguns encontros furtivos com seu amor, Lancelot. Ela é retratada como a mulher que impos sua vontade religiosa num regime onde mulher não tinha vez. Guinevere e Morgana tornaram-se o centro desta trama e deram vida a muitas histórias que aconteceram dentro de Camelot.

Guinevere recolhe-se mais tarde
a um convento.

 

SILVIA REGINA COSTA LIMA
Enviado por SILVIA REGINA COSTA LIMA em 04/08/2009
Alterado em 01/03/2022
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.
Comentários