SILVIA REGINA LIMA
Escrevo e me transporto para dentro daquilo que escrevi.
Capa Meu Diário Textos Áudios E-books Fotos Perfil Livros à Venda Prêmios Livro de Visitas Contato Links
Textos
Conto Minimalista n.33


ESTE CONTO FOI RETIRADO PELA AUTORA E AGORA ENCONTRA-SE NO LIVRO "PEQUENOS CONTOS DO COTIDIANO" :

Sinopse:

Mesmo tendo a poesia como sua mais alta expressão, a escritora Silvia Regina soube, na prosa, transportar a beleza dos versos para o conto. Seus contos carregam, mesmo que meio encoberta, a sonoridade da poesia. O momento tomado ao acaso, a carga emocional dos versos podem ser sentidos a todo instante; assim, tanto na arte de "poetar" como na arte de narrar, a escritora traz para o gênero narrativo uma imensa gama de emoções. Silvia é capaz de escrever de tal forma que, muitas vezes, temos a sensação de caminhar entre estes dois gêneros, apenas separados pela forma estrutural de cada um deles. Os dois mundos se fundem para compor um universo de beleza e de sonoridade.

O simples, o cotidiano, o instante fotográfico são apresentados ao leitor, agora, não mais na forma de poema, mas sob a forma de narrativa e ele se vê diante de uma miríade de elementos que se entrelaçam: tema, estrutura, a escolha da palavra certa, a forma enxuta, a precisão e a concisão, a força da veia de contadora de histórias.

Podemos dizer que nada escapa ao olhar atento da artista, que, como um pintor, observa o dia a dia, a magia de um jardim no outono, a dureza da vida, um encontro ou quem sabe até mesmo um aceno de adeus, a preocupação de uma mãe, o egoísmo de um homem, a dor de uma traição para, como o artista da tela de das tintas, colocá-los numa folha de papel. Ela capta todos os nossos breves momentos e os transforma em literatura, em arte, em beleza.

Gilberto Gaspar
Mestre de Língua Portuguesa


Valor do livro: apenas 28,00 reais com frete já incluso. Reserve o seu.







O que é anorexia?

Essencialmente é o comportamento persistente que uma pessoa apresenta em manter seu peso corporal abaixo dos níveis esperados para sua estatura, juntamente a uma percepção distorcida quanto ao seu próprio corpo, que leva o paciente a ver-se como "gordo". Apesar das pessoas em volta notarem que o paciente está abaixo do peso, que está magro ou muito magro, o paciente insiste em negar, em emagrecer e perder mais peso. O funcionamento mental de uma forma geral está preservado, exceto quanto a imagem que tem de si mesmo e o comportamento irracional de emagrecimento.
O paciente anorético costuma usar meios pouco usuais para emagrecer. Além da dieta é capaz de submeter-se a exercícios físicos intensos, induzir o vômito, jejuar, tomar diuréticos e usar laxantes.
Aos olhos de quem não conhece o problema é estranho como alguém "normal" pode considerar-se acima do peso estando muito abaixo. Não há explicação para o fenômeno mas deve ser levado muito a sério pois 10% dos casos que requerem internação para tratamento (em hostpital geral) morrem por inanição, suicídio ou desequilíbrio dos componentes sanguíneos.




 
SILVIA REGINA COSTA LIMA
Enviado por SILVIA REGINA COSTA LIMA em 18/07/2009
Alterado em 02/05/2014
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.
Comentários