Pertencente à nobre nobreza, Elisabeth Amalie Eugenie era a segunda filha do duque Maximiliano José da Baviera (1808-1888), que foi o primeiro rei da Baviera e de sua esposa Ludovica. Ela e seus sete irmãos cresceram livremente na propriedade da família, o Castelo de Possenhofen, junto ao Lago Stamberger.
Isabel da Baviera, depois Isabel da Áustria (Munique, 24 de Dezembro de 1837 — Genebra, 10 de setembro de 1898) foi imperatriz da Áustria e rainha da Hungria.
Todos a chamavam carinhosamente de Sisi; e nos filmes e romances, o apelido é Sissi ficou mundialmente conhecido. Praticava na infância atividades como pesca e cavalgada.
Franz Joseph, Imperador da Áustria, atendendo a vontade da mãe, a Rainha Sophie, ia pedir a mão de Helene, a irmã mais velha, em casamento, mas ele acaba por se apaixonar por Sissi, oficializando o noivado com a jovem de apenas 15 anos.
Ela casou com Francisco José I em Abril de 1854 na
Igreja de Santo Agostinho em Viena. Sissi tinha apenas 16 anos e era considerada a mais bela princesa da Europa. Do casamento nasceram quatro filhos: Sofia, Gisela, Maria Valéria e o príncipe herdeiro, Rudolfo, que foi assassinado em 1889 causando a Sissi um desgosto de que a imperatriz nunca recuperou.
Sissi teve forte influência na formação do Império Austro-Húngaro, e em 1867, e foi coroada rainha da Hungria.Curiosidades:
Sissi tinha os cabelos até os pés, levando cerca de três horas para penteá-los. A preocupação excessiva com a beleza faziam com que Sissi se submetesse a constantes regimes, pesando cerca de 45 quilos e tendo 1,73 metros de altura, sofrendo de anorexia. Passava dias sem comer e caminhava por horas a fio.
A jovem Imperatriz, tinha graves desavenças com a sogra e a solidão gerada pelos constantes compromissos de seu marido contribuiram para que Sissi entrasse constantemente em depressão. O suicídio de seu filho Rudolf em 1889 agravou ainda mais o caso
Já como Rainha da Hungria, teve a superação de uma doença pulmonar em um período em que passou na Ilha da Madeira e em países mediterrâneos e o reencontro com o marido em uma visita emocionante à Itália.
Textos da net coligados e muito editados por mim
Silvia Regina