SILVIA REGINA LIMA
Escrevo e me transporto para dentro daquilo que escrevi.
Capa Meu Diário Textos Áudios E-books Fotos Perfil Livros à Venda Prêmios Livro de Visitas Contato Links
Textos
Série Personagem (n.20)


A PRINCESINHA


Ahh!! Como eu pintava mesmo um "sete"
correndo - a brincar - por entre as flores.
Quando ali chegava a deliciosa primavera,
a aia corria as encostas: "Vem, Elizabeth",
gritava ela, pelos jardins da linda Baviera.
Livre fui crescendo, e logo Francisco me viu
no baile da corte... um Príncipe de verdade!
Tornei-me a Rainha - ainda na flor da idade -
do reino
Austro-Húngaro (as duas Coroas).
Eu sofri com tanta pompa e todo o cerimonial,
com a diplomacia local e a rigidez das pessoas,

porque meu espírito desejava amor e liberdade
e, para todos, a justiça/boa paz/e a igualdade.
Eu amava muito o povo, e ele, igual, me amava.
Em minha dor, eu lembrava o que papai disse:

"Cresça em bondade, em sabedoria, minha Sissi,
seja meiga/doce/justa/uma eterna princesinha"
Eu o fiz, sim, e todos sempre lembrarão de mim!

Poema de Silvia Regina Costa Lima
13 de julho de 2008







E na História real:

Pertencente à nobre nobreza,  Elisabeth Amalie Eugenie era a segunda filha do duque Maximiliano José da Baviera (1808-1888), que foi o primeiro rei da Baviera e de sua esposa Ludovica. Ela e seus sete irmãos cresceram livremente na propriedade da família, o Castelo de Possenhofen, junto ao Lago Stamberger.

Isabel da Baviera, depois Isabel da Áustria (Munique, 24 de Dezembro de 1837 — Genebra, 10 de setembro de 1898) foi imperatriz da Áustria e rainha da Hungria.


Todos a chamavam carinhosamente de Sisi; e nos filmes e romances, o apelido é Sissi  ficou mundialmente conhecido. Praticava na infância atividades como pesca e cavalgada.

Franz Joseph, Imperador da Áustria, atendendo a vontade da mãe, a Rainha Sophie, ia pedir a mão de Helene, a irmã mais velha, em casamento, mas ele acaba por se apaixonar por Sissi, oficializando o noivado com a jovem de apenas 15 anos.

Ela casou com Francisco José I em Abril de 1854 na

Igreja de Santo Agostinho em Viena. Sissi tinha apenas 16 anos e era considerada a mais bela princesa da Europa. Do casamento nasceram quatro filhos: Sofia, Gisela, Maria Valéria e o príncipe herdeiro, Rudolfo, que foi assassinado em 1889 causando a Sissi um desgosto de que a imperatriz nunca recuperou.

Sissi teve forte influência na formação do Império Austro-Húngaro, e em 1867, e foi coroada rainha da Hungria.

A dificuldade de adaptação às regras da corte de Viena e sua preferência pela Hungria afrontaram a Áustria e a isolaram cada vez mais da vida familiar e dos compromissos oficiais, que procurou abandonar desde o seu casamento, por detestar o protocolo e as obrigações impostas pelo título do marido.

Alguns problemas de saúde,  agravados pela incapacidade de educar os filhos de maneira mais informal, que Sissi adorava, contribuíram igualmente para um afastamento em relação aos seus súditos.

Em Setembro de 1898, em Genebra, foi assassinada por um anarquista italiano, Luigi Lucheni.


Curiosidades:

Sissi tinha os cabelos até os pés, levando cerca de três horas para penteá-los. A preocupação excessiva com a beleza faziam com que Sissi se submetesse a constantes regimes, pesando cerca de 45 quilos e tendo 1,73 metros de altura, sofrendo de anorexia. Passava dias sem comer e caminhava por horas a fio.

 A jovem Imperatriz, tinha graves desavenças com a sogra e a solidão gerada pelos constantes compromissos de seu marido contribuiram para que Sissi entrasse constantemente em depressão. O suicídio de seu filho Rudolf em 1889 agravou ainda mais o caso

Já  como Rainha da Hungria, teve a superação de uma doença pulmonar em um período em que passou na Ilha da Madeira e em países mediterrâneos e o reencontro com o marido em uma visita emocionante à Itália.

Textos da net coligados e muito editados por mim
Silvia Regina

 




SILVIA REGINA COSTA LIMA
Enviado por SILVIA REGINA COSTA LIMA em 19/04/2009
Alterado em 19/04/2009
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.
Comentários