SILVIA REGINA LIMA
Escrevo e me transporto para dentro daquilo que escrevi.
Capa Meu Diário Textos Áudios E-books Fotos Perfil Livros à Venda Prêmios Livro de Visitas Contato Links
Textos
SÉRIE PERSONAGEM N.19


 A DEUSA

Muito além da bela Eva
(nascida apenas de uma costela)
eu vim mesmo do barro - da Terra.
E previno: Sou carne de abismo,
uma Virgem dos Cem Desterros
no jogo eterno dos sete erros.
Pirraça, fumaça... Sexual, imoral,
sem raça, nem credo - Desgraça.
O grande orgasmo universal.
Branca amante...ruiva...carnal,
fada fatal ... um anjo decaído,
divertido ... mas mau e ardido -
um arcanjo bastante pervertido.

Vulcão ... senhora do facho de fogo,
do encanto...da surpresa...do espanto,
do sarcasmo ...e, do espasmo, a Dona.
Puro tesão, sou a metade negra da lua 
- nua e insincera - a Rainha das Esferas,
do beijo louco, do grito rouco, da paixão.

Se sou meio à toa, não sou uma qualquer.

Meu preço é sua Alma, pague-o se puder...
Vermelha Dama - uma pantera humana.

Sou muito mais que uma simples Mulher:
Sou Lilith, a mais bela - esta Deusa Profana.

Estou pronta para amá-lo - vai me encarar?


Poema de Silvia Regina Costa Lima
3 de janeiro de 2009



Tela de John Collier- (Lilith) de 1842


Dizem que:

Vários textos históricos citam a criação de Lilith, a primeira mulher, feita em igualdade de condições com o primeiro homem, e expulsa do Paraíso por tentar fazer valer essa igualdade.

Não se sabe com certeza de que forma esta primeira companheira de Adão, foi banida da versão Bíblica da Igreja. Mas indo às Escrituras hebraicas poderemos encontrá-la como uma mulher feita de pó negro ( e à noite)  e condenada a ser inferior ao homem.

No fundo, Lilith já fora criada como um demônio, tendo gerado, juntamente com Adão, outros seres iguais a ela, que se vingam contra a humanidade . Essa natureza satânica é, por assim dizer, uma advertência do que a cultura patriarcal nos faz com relação àquela que perturbou a noite toda o sono de Adão: Lilith, feita de sangue (menstruação) e saliva (desejo), é expressão de fatalidade.

Neste ponto, Lilith é mais fiel ao protótipo da mulher do que a submissa Eva, embora ambas tenham sido veículo do pecado. Só que a recusa ao desejo, ao sonho erótico que subtraiu a porção divina de Adão chega, com Lilith, a extremos surpreendentes após a separação deste casal.

O alfabeto Bem Sirá (século VI ou VII) conta que Lilith, inconformada com a situação de desigualdade vivida com Adão, questiona: "Por que devo deitar-me embaixo de ti? Por que ser dominada por você? Contudo, eu também fui feita de pó e por isso sou tua igual."

E Adão, ciente da supremacia do homem, nega-se a mudar a ordem. Lilith revolta-se, pronuncia o nome mágico de Deus, acusa Adão e vai embora. Voa para o Mar Vermelho, onde passa a viver em promiscuidade com os diabos, gerando cem demônios por dia, os chamados Lillim. E lá ela assume seu tenebroso destino, seduzindo homens em seu sonho, espalhando a morte, pois foi declarada guerra ao Pai.

Encarnando o feminino negativo, Lilith transfigura-se, posteriormente, em inúmeras deusas lunares (Ihstar, Astarte, Isis, Cibele, Hécate), arquétipos das forças incontroláveis do submundo – a Lua Negra. Até ser personificada pela bruxa, na Idade Média, contra a qual o homem moveu uma das mais sangrentas perseguições de toda a sua história.

Mas existem muitas outras histórias sobre Lilith. Dizem que ela significa a outra ou o outro num triângulo amoroso. Para os assírios, era considerada um demônio.  No Zohar também é assimilada como a rainha dos demônios que incitava os homens. Na Kabala,  reina no submundo e na escuridão, incapaz de contatar com Deus, sempre sujeita a tentações e frustrações.
***
Todos nós temos uma Lilith em nosso Mapa Astral e ela parece estar ligada a 'frustração'. A casa ou signo onde ela se encontra em nosso mapa,  corresponde a área de qualidade arquetípica ( signo) em relação a qual o indivíduo vive com um sentimento inexplicável e constante de expectativa e insatisfação, ainda que os esconda dos demais

Mas nada é definitivo, e nunca é tarde para aprender. A falta de harmonia que Lilith traz também tem um propósito: o desapego e a impessoalidade. É onde você pode usar a sua força mágica de maneira impessoal, tornando-se criativo, descobrindo seus próprios recursos e talentos, ao invés de outros substitutos para isto. A pessoa precisa aprender a se desapegar, a ser impessoal, porque em uma outra existência ela deu muita importância àquilo, viveu aquele assunto com grande excesso.


Cabe a cada um transformar ou controlar sua Lilith pessoal.

Texto retirados da net, coligados e editados por mim

SILVIA REGINA COSTA LIMA
Enviado por SILVIA REGINA COSTA LIMA em 05/01/2009
Alterado em 22/07/2011
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.
Comentários