Ela tinha diversos pretendentes, que incluíam os maiores heróis da Grécia, e o seu pai adotivo, Tíndaro, hesitava tomar uma decisão em favor de um deles temendo enfurecer os outros. Um dos pretendentes, Odisseu (cujo nome latino era Ulisses),rei de Ítaca, propos que todos os pretendentes jurassem 'proteger Helena' e o marido que ela escolhesse, qualquer que fosse. Helena então se casou com Menelau, que se tornou rei de Esparta.
Quando Páris, Príncipe de Tróia, foi a Esparta em missão diplomática, apaixonou-se por Helena e ambos fugiram para Tróia, enfurecendo Menelau. Este apelou aos antigos pretendentes de Helena, lembrando o juramento que haviam feito. Agamenon então assumiu o comando de um exército de mil naus e atravessou o mar Egeu para atacar Tróia. As naus gregas desembarcam na praia próxima a Tróia e iniciam um cerco que iria durar dez anos e custaria a vida a muitos heróis de ambos os lados. Dois dos mais notáveis heróis a perderem a vida na guerra de Tróia foram Heitor e Aquiles.
Finalmente, seguindo um estratagema proposto por Odisseu, o famoso Cavalo de Tróia, os gregos invadiram a cidade governada por Príamo e terminaram a guerra. O Cavalo de Tróia revelou-se uma armadilha, um falso pedido de paz grego. Sendo um presente para o rei, os troianos levaram o cavalo para dentro das muralhas da cidade; à noite, quando todos dormiam, os soldados gregos que se escondiam dentro da estrutura ôca de madeira do cavalo saíram e abriram os portões para que todo o exército entrasse e queimasse a cidade.
Helena foi recuperada pelo marido e levada de volta para Esparta, seu reino.
Após a morte de Menelau, ela foi expulsa do reino pelo seu enteado,indo morar com a rainha de Rodes, que fingindo ser sua amiga, queria apenas vingança pela morte do marido. Quando Helena estava tomando banho, a rainha mandou as servas enforcarem-na.