SILVIA REGINA LIMA
Escrevo e me transporto para dentro daquilo que escrevi.
Capa Meu Diário Textos Áudios E-books Fotos Perfil Livros à Venda Prêmios Livro de Visitas Contato Links
Textos

(EU SOU)

Na margem do Nilo

(Cântico de Nefertari) 
(Série Personagem n. 3)

Na margem do meu Nilo, fui num certo alvorecer
para plantas, musgos, flores, água e uns arbustos
logo cedo assim colher, e te fazer um bom extrato:
um óleo puro, raro, de fundo quente, amadeirado,
que apenas eu - 'Nefertari' - sei como se preparar.
É para lavar os teus cabelos (e as mãos ... os 
pés)
amaciando-te os pelos -  com humus e fumaça -
aqui chamado de fumus*. Retirarei de teu corpo
o suor e o cansaço de diversas e difíceis batalhas.
Tu, de joelhos, descansarás tua cabeça, ó Ramsés,
sobre meu manto real, bordado em doce vermelho
Depois (amoroso)
me deitarás lassa em teu abraço
a embalar-me em tua rede, saciando a nossa sede...
Te amarei, sem queixume, entre estrelas e perfumes
e, feito a ave no ninho, eu adormecerei no teu regaço.


Silvia Regina Costa Lima
27 de Junho de 2008




 
"Ó mãe Nut, abre tuas asas sobre mim como as imperecíveis estrelas!"  (frase que li aos 12 anos e nunca mais esqueci, e fez nascer meu amor pelo Egito)




Nefertari foi uma grande rainha egípcia, esposa de Ramsés II faraó do Egipto, cujo nome significa a mais bela, a mais perfeita e é considerada a amada de Mut.

Os pais de Nefertari são desconhecidos,imaginando-se de origem humilde.

Ramsés II desposou-a antes de suceder a Seti I e embora este tenha vivido muito mais tempo que ela e tido outras mulheres esta foi sempre designada excepcionalmente como a Favorita.

Existem registos da sua presença numa festa em Luxor onde foi apresentada nos seguintes termos: A princesa, rica em louvores, soberana da graça, doce no amor, senhora das duas terras, a perfeita, aquela cujas mãos seguram os sistros, aquela que alegra o seu pai Ámom, a mais amada, a que usa a coroa, a cantora de belo rosto, aquela cuja palavra dá plenitude.
Tudo quanto pede se realiza, toda a realidade se cumpre em função do seu desejo e conhecimento, todas as suas palavras despertam alegria nos rostos, ouvir a sua voz permite viver.

Interpretando as escrituras à letra Nefertari teria dado quatro filhos e duas filhas a Ramsés II.
....
No primeiro ano do seu reinado Nefertari foi associada a atos importantes. Logo após ter participado na coroação do seu esposo Ramsés II ela foi levada a apresentar-se perante ele
numa cerimónia em Abidos. 

vê-se nas inscrições egipcias as famosas festas de Min, onde a rainha fazia o Ritual das 7 voltas em torno do trono do Faraó proferindo as formulas mágicas para perpetuar a prosperidade das Duas terras. Este era um ritual sagrado do estado.

Tal como outra rainhas antes, Nefertari exerceu um importante papel nas negociações de paz com os povos vizinhos, notadamente com os Hititas.

Texto da net corrigido e editado por mim.


SILVIA REGINA COSTA LIMA
Enviado por SILVIA REGINA COSTA LIMA em 06/07/2008
Alterado em 21/12/2009
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.
Comentários