SILVIA REGINA LIMA
Escrevo e me transporto para dentro daquilo que escrevi.
Capa Meu Diário Textos Áudios E-books Fotos Perfil Livros à Venda Prêmios Livro de Visitas Contato Links
Textos
SOBRE COMENTÁRIOS E VISITAS AQUI NO RECANTO

(ESTE TEXTO NÃO FOI ESCRITO PARA MIM MESMA - EU NÃO ESTOU ME QUEIXANDO DE FALTA DE COMENTÁRIOS AQUI NA MINHA PÁGINA  - MAS ELE FOI FEITO PARA OS QUE NUNCA RECEBEM UMA VISITA, E NÃO POSSUEM QUALQUER CHANCE DE VEREM SEUS POEMAS E TEXTOS LIDOS E APRECIADOS TAMBÉM - PELO MENOS UMA VEZ!
(Coloquei esse adendo para que não aconteça nenhum mal entendido por aqui)


Bom, vou tentar explicar o que vejo acontecendo no Recanto nesses 7 meses que aqui estou - e que completo amanhã.

Olha só, no começo, eu nem sabia que havia a "Lei da Cortesia": visite quem te visitou e comente quem te comenta. Foi minha amiga, Helena Morais, que me alertou e eu devo ter passado por antipática para muita gente por mais de mês, pois não retribuía suas visitas.


Então, com o tempo, passei a ler e comentar a todos que me haviam visitado, mas o estrago já havia sido feito e muitos não mais voltaram (a lei funciona aqui...rs).

Tenho lido em diversos comentários, poetas reclamando a ausência do outro poeta em sua “casa”.
Eu entendo que muitos não tenham tempo para ler tanto poema e prosa.

Mas, quando um poeta some e nos diz que está sem tempo - e depois o vemos em outra página sei que dói - porque parece que ele nos desprezou - em detrimento de outro.È um pouco de ciúmes.rs... Você poderá me dizer: eles são amigos, ou ele gosta daquela pessoa, estão aqui há mais tempo, são parentes... Outros mais agressivos me dirão: leio quem quero e ponto. Quem lhe dá o direito de nos cobrar?

Vou dizer que não tenho nenhum direito mesmo. Talvez exceto o que vem de meu conhecimento aqui e da enorme quantidade de pedidos que recebo para que eu vá lá ler a obra de alguém... e digo aqui, com o coração desarmado: recebo muitos pedidos assim: “Vá me visitar, por favor, adoro muito seus comentários, Silvia”.
E outras coisas muito belas que não vou repetir aqui.

Realmente, leio muitos aqui, uns 50 por dia, e raramente saio sem comentar qualquer coisa. Precisa ser algo muito ruim, preconceituoso, ou pornográfico para que isso ocorra. Leio famosos, desconhecidos, jovens, idosos, escritores de todas as vertentes - sem nenhuma discriminação. Procuro sempre interagir com todos.

Por este motivo, percebo que há poetas que a gente vai até a escrivaninha dele 4 vezes seguidas e ele nunca vem na sua, mas adoro seus comentários... eles não interagem ... Já outros que te visitam pela primeira vez, se encantam com sua obra, mas não voltam. Há os que são muito fiéis, amigos já  - e há os que te visitam espontaneamente - o que é o melhor de tudo: são leitores que costumam ler 3 ou 4 poemas e os cometam entusiasmados - com coisas pertinentes ao texto. 
Esses são os maiores incentivos que temos!


E eu
publico dois poemas por dia e poderia publicar muitos mais, que os tenho, mas sei que não há leitores para tanto. Logo meus poemas são lidos, são sim, mas os comentários não andam na mesma medida de forma nenhuma.
Se em menos de meia hora 30 pessoas já leram meu novo poema e continuam lendo os mais antigos, apenas 10 os terão comentado ali então. Pode até ser muito em termos de Recanto -

Mas a pergunta aqui é: Porque? Se a pessoa chegou a abrir a página e leu, porque não escrever algo ali?
Preguiça? Timidez? Descaso? Vergonha? Má-vontade? Não-entendimento? Pressa?


Bom, mas se nem sempre podemos nos estender num comentário mais caprichado, porque não podemos simplesmente escrever: Estive aqui e gostei - gostei muito - achei lindo - achei bom – achei interessante – achei criativo – achei diferente – nossa, que simpático – olha, ficou gracioso – está terno – ficou suave – é deslumbrante – é maravilhoso – é lindo – perfeito... ou então: não concordo, mas respeito – poderia ter trabalhado melhor a idéia – olha o português...(rs) .. e por aí vai..

Então, quando ele tivesse mais tempo livre,voltaria e faria um comentário melhor em outro poema da pessoa.

Obs: Eu aproveito e digo aqui: não é necessário agradecer-me por minha visita!!!

Há também os que entram em seu poema e falam somente das obras deles e esquecem de falar do seu poema...rsrs...

E tem aqueles que, depois de nos lerem no recanto, entram em nosso e-mail (ou contato) e mandam lindos elogios particulares - o que é um modo meio incompreensível de interação, já que gastam o mesmo tempo do que fariam no Recanto...

Agora o verdadeiro "porque" desse texto, e gostaria que me dissessem, sinceramente,  se estou errada:

Assim como um quadro, uma jóia bela, um POEMA nasceu para ser lido e comentado, porque se assim não fosse, porque os publicaríamos aqui? Não ... Nós os faríamos e os guardaríamos em cofres ... não precisaríamos de leitores e nem desse Recanto ...

Acho que, com um pouco de boa vontade e organização, todos podem ser lidos e ter algum incentivo em suas páginas.

Dá-me tristeza ver poemas lindos de muitos poetas que ninguém lê ou comenta...

Comece então retribuindo sempre os que te visitaram naquele dia e semana, como faria na sua vida real, depois vá aos amigos, aos que gosta - mas que quase nunca te retornam, e assim por diante....

É a lei do retorno e da cordialidade (foi a que me ensinaram quando aqui entrei).


Vi poetas deixarem o Recanto tristes e achando que não sabiam escrever nada...

O último que vi partir foi esse poeta, Ademir Zanotelli, e deixo aqui seus dois últimos recados para que vejam por si mesmos como se sentem os poetas (um tanto inseguros)  não comentados:

Olá... grande ... é tão magnifico... que não tenho o que opinar... pois já todos foram postados... por teus amigos recantistas e leitores. um abraço enormeeee.... ademir zanotelli. (sempre tenho te visitado).

Enviado por em 11/06/2008 21:03
para o texto: "DESTINO" ( à beira do Tejo)- Silvia Regina (T1029853)

 


**********

Olá poetisa... boa noite... obrigado pela visita... lindo texto sobre Paris... ...menina vc. sabe que ultimamente somente vc. tem me visitado. , naná , e uma xará sua tem postado visitas e meus escritos... não sei se é porque , não tenho classificados ... meus temas... pois acho a escrita de sentimento - poesia- poemas - ou sonetos. e nada mais... não consigo seguir uma regra de escrita... que os academicos descrevem... pois tudo que aprendi foi lendo clássicos universais da literatura brasileira e estrangeira - desde jovem ... bem... era isto... más teu texto é bonito... nossa vc. conheceu paris... deve ser fantástico... deu para namorar... huuummmmm; acho que sim. abraços ademir zanotelli.

Enviado por em 08/06/2008 20:53
para o texto: "TARDE EM PARIS" - (Série Cinismo n.15) - Silvia Regina (T1025382)

E ELE SE DELETOU.... PRECISO COMENTAR MAIS???


***** Desejo dizer-lhes, de novo, que ninguém tem obrigação de nada aqui, que esse texto não deseja agredir ninguém, mas que a União e a Fraternidade deveriam ser mais presentes aqui como em qualquer outro lugar, pois todos -  e especialmente a alma sensível dos poetas - merecem nossa atenção e gentileza.

Humanizar ... Compartilhar.... Interagir ... Pense nisso com mais carinho.


****************

Um beijo azul
*************
Ps: Acho que falo por muitos que não são lidos ou comentados, por mais que escrevam coisas belas e se entristecem demais ... uma pena!

Obrigada a todos por opinarem,
(seja qual for a opinião) relevando
algum inconveniente, pois, como
bem disseram as queridas Meriam
e Rosemeri (entre outros),
precisei de coragem e atitude para
escrever esse texto polêmico.
A causa vale!!!


 

SUGESTÃO DE CELINA:

Minha amiga, eu sei que você não fala por você, pois é uma profissional muito lida e respeitada. Sei que fala por outros. Eu também tenho observado que gente muito boa, boa mesmo, não tem sido lida. Isso me entristece, mas acho que é por não conhecer ou não ter indicação. Podemos pensar em fazer um trabalho, indicando leitura de outros colegas. Que acha disso? Beijos de Celina Enviado por Celina Figueiredo 

Achei muito bom, Celina, obrigada

 

 

 

 

 

 

 

SILVIA REGINA COSTA LIMA
Enviado por SILVIA REGINA COSTA LIMA em 23/06/2008
Alterado em 05/02/2009
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.
Comentários