SILVIA REGINA LIMA
Escrevo e me transporto para dentro daquilo que escrevi.
Capa Meu Diário Textos Áudios E-books Fotos Perfil Livros à Venda Prêmios Livro de Visitas Contato Links
Textos

Série: Arcanos do Tarot



Eremita,
eu levo a candeia
andando sobre a areia.
A minha alma fita
as trevas do caminho
que o facho ilumina.
E a todos eu clareio,
por entre vãos e meios,
com a luz da Sabedoria.
Hoje, no entretanto,

(sem nenhum desencanto)
eu vejo claramente
que é a minha sina
levar a Harmonia,
sempre seguindo
(eternamente)
sozinho!


Silvia Regina Costa Lima
16 de março de 2011










Sobre o Arcano 9 do Tarot

O Eremita simboliza a Luz verdadeira nas obras humanas, a Sabedoria absoluta, a completa união do pensador e seu pensamento - e com tudo ao seu redor. Mas ele tem uma Sabedoria adquirida pelo seu esforço próprio e não por ela ter sido concedida pelos deuses. Há nele uma grande discrição, também a escolha natural entre o verdadeiro e o falso, a caridade e o conhecimento. Ele é uma figura do Bem e sempre vê tudo com atenção: o prazeroso e o desagradável,  o que é moral e o que imoral,  o claro e o escuro, pois ele tem aquele poder observador que analisa e que soluciona.

Ele leva nas mãos seu cajado e uma lamparina pois o Eremita e o portador da Luz (do conhecimento) para o mundo, essa Luz que é o símbolo das descobertas, da essência das coisas, do ãmago de tudo. Seu manto meio escuro representa o passado, e aquilo que é mais inconsciente - o que está oculto. Ele gera essa Luz no mais profundo de sua Alma, levando-a depois para o futuro e para todos os seres. Seu cajado é a seu apoio. Ele entra e sai do seu isolamente conforme tenha necessidade de repassar a Sabedoria encontrada.

Vindo lá do passado,
O Eremita tem toda uma visão de futuro, pois se existem momentos de isolamento, de reflexão, não será para que tenhamos também uma maneira de melhorar nosso presente e futuro encontrando novas saídas? Fazer uma pausa para refletir não é um jeito de a gente também fazer isso no nosso cotidiano?  Um ser sábio sempre se isola a fim de adquirir mais conhecimentos e, do mesmo modo, todos nós buscamos esses momentos introspectivos para  adquirir mais força e lucidez - de modo a bem prosseguir nossas vidas. Só depois ele sai pelo mundo oferecendo, generosamente, a Sabedoria adquirida no silêncio de sua alma:

- Essa é a grande lição que nos dá o sábio do Arcano 9.


Dados da sabedoria do Tarot mas totalmente reescritos por mim.
Silvia Regina


Obs: Tarot não é uma religião mas, sim, uma ferramenta esotérica, uma interpretação filosófica baseada em tradições das mais variadas doutrinas e religões.. um estudo que busca desvendar as coisas ocultas ao Homem. E essa ferramenta não pertence a nenhuma religião em particular. É apenas uma orientação que nasce em alguns símbolos, sinais e tradições que algumas pessoas aprendem, sentem e sabem ler - e depois a aplicam ao comportamento humano. Fiz dois cursos de Tarot, entre outros cursos esotéricos, pois eu gosto de autoconhecimento. 

 

 

 

 

 

 

 

SILVIA REGINA COSTA LIMA
Enviado por SILVIA REGINA COSTA LIMA em 04/04/2011
Alterado em 05/05/2023
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.
Comentários