SILVIA REGINA LIMA
Escrevo e me transporto para dentro daquilo que escrevi.
Capa Meu Diário Textos Áudios E-books Fotos Perfil Livros à Venda Prêmios Livro de Visitas Contato Links
Textos
Soneto n.170



Foi assim, na luz duma aurora,
que eu a vi, ah! tão majestosa
(nascida numa concha sinuosa
)
e, sim, cabe-me cantá-la agora:

É de nobre beleza, a Senhora,
e tão parecida com uma rosa,
que é quase a mais poderosa,

na intensidade que nela mora.

Um Mirto, um Cisne, a Paloma,*
fazem-na sorrir mui encantada
e, da espuma do mar, assoma!

Deusa intensa e meio vingativa,
por todos temida (e tão amada)
é diva que 'inda hoje nos cativa!

***
Silvia Regina Costa Lima
2 de agosto de 2010




Tela: The Birth of Venus , de Adolphe William Bouguereau.

 





Um pouco mais sobre Afrodite (Venus)
                     
Afrodite (em grego, Αφροδίτη) era a deusa grega da beleza e do amor. Foi identificada como Vênus pelos romanos.

Nasceu da espuma do mar, fecundada pelo sangue de Urano, entre a ilha de Chipre. Ao nascer, foi acarinhada por Zéfiro, deus do vento.

Colocaram-na numa concha de pérola e nácar e entregaram-na às Horas, que se encarregaram da sua educação. Foi levada, a seguir, para o Olimpo, onde, todos os deuses, seduzidos pelos seus encantos, quiseram desposá-la.

Júpiter mesmo quis tomá-la por amante; não conseguindo vencer o coração de Vênus, por despeito e para vingar-se, deu-a em casamento a Vulcano, o menos favorecido de todos os Imortais.

Vênus freqüentemente foi infiel ao marido; experimentou os leitos de quase todos os deuses, semideuses, mortais notáveis e, mesmo, simples reis ou príncipe. Teve filhos de vários deuses e mortais.

Uma das aventuras mais famosas de Vênus é a célebre disputa com Juno e Minerva, a respeito do pomo de ouro, que deveria ser entregue à mais formosa. Páris, que foi o juiz nessa demanda, deu o prêmio à Vênus, e mereceu sua eterna gratidão, e também a posse da mais bela mulher: Helena(de Tróia).

*Geralmente ela é representada entre rosas, mirtos e em companhia de Cupido, sobre um carro puxado por pombas brancas, ou por cisnes, ou ainda por pardais.


Curiosidade:

Afrodite tem atributos comuns com as deusas Vénus (romana), Freya (nórdica), Turan (etrusca), Ishtar (mesopotâmica), Inanna (suméria) e com Astarte (mitologia babilônica)

SILVIA REGINA COSTA LIMA
Enviado por SILVIA REGINA COSTA LIMA em 07/12/2010
Alterado em 09/12/2010
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.
Comentários