SILVIA REGINA LIMA
Escrevo e me transporto para dentro daquilo que escrevi.
Capa Meu Diário Textos Áudios E-books Fotos Perfil Livros à Venda Prêmios Livro de Visitas Contato Links
Textos
CHUVA DE ESTRELAS,
o Caminho de Santiago
 
Texto para comemorar meu soneto de n.100
**
Mil ruínas estão à beira da estrada,
castelos medievais ao redor do lago,
flores e frutos em espaço belo, vago,
vão suavizando a imensa caminhada.

De dia ou mesmo na alta madrugada,
a direção é a do Caminho de Santiago
atraindo pessoas comuns... até magos
que buscam a paz na Chuva Estrelada.
*
E há séculos alimentando os sonhos,
ele atrai tantos pés e tanta vontade
de seres ora tristonhos, ora risonhos.
*
Ah! Vou na travessia do adro ao beiral
reverenciando, finalmente, a divindade,
sentindo o mágico incenso da Catedral.

***


Silvia Regina Costa Lima
24 de setembro de 2009



Obs: (Esta é uma viagem que pode ser feita fisicamente - ou não...)
***


**O nome Compostela tem origem na expressão “campus stellae” ou “campo de estrelas”, onde foi vista uma "Chuva de Estrelas" que... :

 

 

 

 

 

 

 


Conhecendo um pouco mais sobre o Caminho de Santiago:

Os Caminhos de Santiago são os percursos percorridos pelos peregrinos
que afluem a Santiago de Compostela desde o Século IX. Estes são chamados de
Peregrinos, do latim "Per Agros", "aquele que atravessa os campos".
Têm como símbolo
uma concha, normalmente uma vieira designada
localmente por "venera", costume que já vinha do tempo em que os povos ancestrais peregrinavam a Finisterra.
Os caminhos espalham-se por toda a Europa e vão todos desaguar aos caminhos franceses que posteriormente se ligam aos espanhóis, com excepção das várias vias do Caminho Português, que têm origem a sul, e do Caminho Inglês que vinha do norte por mar.


 

 

 

 

 

 

 

 


 

Segundo uma tradição muito antiga, após a dispersão dos apóstolos pelo mundo, São Tiago, Santiago como chamam os espanhóis a Jacob, o filho de Zebedeu e irmão de João o Evangelista, foi pregar as "boas novas" em regiões longínquas, passando algum tempo na Galiza, extremo oeste da Espanha, que os romanos chamaram "Finis Terrae", por ser o extremo mais ocidental do mundo até então conhecido.

Ao retornar à Palestina, no ano 44 d.C., foi torturado e decapitado por Herodes Agripa, e seu corpo jogado para fora das muralhas de Jerusalém. Dois de seus discípulos, Teodoro e Anastácio, recolheram os seus restos e levaram-nos para o ocidente de navio, aportando na antiga cidade de Iria Flávia, a capital da Galícia Romana na costa oeste espanhola, sepultando-o secretamente num bosque chamado Liberum Donum.

O lugar foi esquecido até que após oito séculos, um ermitão chamado Pelayo começou a observar um estranho fenómeno que ocorria neste mesmo lugar, onde uma verdadeira chuva de estrelas caía todas as noites sobre um ponto do bosque, emanando uma luminosidade intensa.

Com base neste acontecimento, chamou-se ao lugar "Campus Stellae" (Campo de Estrelas), de onde derivaria o actual nome de Compostela. Avisado das luzes místicas, o bispo Teodomiro, ordenou que fossem feitas escavações no local encontrando assim, uma arca de mármore com os ossos do santo.

A notícia espalhou-se e pessoas começaram a deslocar-se ao local, aonde chegavam peregrinos, primeiro dos estados cristãos do norte peninsular, depois de toda a Europa, afim de conhecer o sepulcro, originando assim as peregrinações do Caminho de Santiago de Compostela.
 
Mas já muito antes da data apontada pela igreja para a descoberta da tumba do apóstolo, existia uma rota de peregrinação (romana e anteriormente celta), que ia do extremo Este ao Oeste de Espanha, até Finisterra. Este velho caminho de peregrinação, simbolizava a viagem do sol de Oriente para Ocidente, “afogando-se” no oceano para voltar a surgir no dia seguinte. O renascer do Sol estaria intimamente ligado com o renascer da vida. Fala-se também de uma possivel rota para o templo de Ara Solis em Finisterra, erigido para honrar o Sol.

Hoje em dia, são muitos os peregrinos que chegando a Santiago resolvem continuar o caminho até Finisterra, o que põe em causa a definição da rota apenas como uma peregrinação religiosa católica.

No Campus Stellae”, foi erigida uma capela para proteger a tumba do apóstolo que se tornou um símbolo da resistência cristã aos ataques dos mouros.

A partir do ano 1000 as peregrinações a Santiago popularizam-se, tornando-se a cidade num dos principais centros de peregrinação cristã (a par de Roma e Jerusalém), e surgem os primeiros relatos de peregrinos .

O Caminho de Santiago é em terra o desenho da Via Láctea, porque esta rota se situa directamente sob a Via Láctea que indica a direcção de Santiago, servindo de orientação durante a noite aos peregrinos, na Idade Média,  Esta associação deu ao Caminho o nome de Caminho das Estrelas e fez com que a chuva de estrelas seja um  símbolo.

A Catedral de Santiago de Compostela em estilo românico, foi construída entre os anos de 1075 e 1128, durante a Reconquista Cristã, na época de Cruzadas, está situada no centro histórico da cidade. É um centro milenar de peregrinação cristã da Europa, ponto de encontro de várias rotas denominadas de Caminho de Santiago, dedicado a Santiago Maior, actual patrono e protector do Reino da Espanha.

A catedral situa-se na zona mais ocidental da cidade antiga, rodeada por quatro praças, a Praça do Obradoiro, a Praça da Acibecharia, a Praça das Pratarias e a Praça da Quintana.
Consta de uma planta basilical de cruz latina de três naves, também no transepto e tribuna, que está conectado directamente com o Paço do Arcebispo, o conhecido na actualidade como Paço de Gelmírez. Na cabeceira situa-se a capela-mor, rodeada por uma charola pela qual se acede a cinco capelas radiais menores. Esta estrutura segue os exemplos franceses dos templos de peregrinação.


Um dos momentos mais esperados pelos peregrinos, é a missa das 12h00, dedicada especialmente aos que chegam, depois de percorrerem o Caminho da Santiago. Na celebração, realiza-se o ritual do incensório, com a queima incessante de incenso, que é feita num turíbulo pendente que percorre a nave da catedral perfumando o ambiente.

O incensório é o maior do mundo. Preso na cúpula, pesa mais de 50 quilos e precisa da força de oito homens para ser balançado sobre o altar principal, de uma ponta à outra das duas naves laterais. Hoje em dia, o turíbulo é usado só em ocasiões especiais, como em 25 de Julho, dia de Santiago, mas na Idade Média o incensório tinha utilização frequente.

Reza a lenda que este ritual foi criado na Idade Média, quando os peregrinos chegavam à catedral com poucas condições de higiene. O cheiro era insuportável, e sem uma grande quantidade de incenso, o ar na catedral tornava-se irrespirável devido à presença de centenas de peregrinos que lá chegavam depois de caminhadas de até dois anos sem se lavarem.

Para os presentes na missa o ar devia ter quase o "odor do inferno"
. Então, a solução foi criar a tradição da queima do incenso peregrino, que amenizava o cheiro ambiente, algo como uma aroma terapia medieval.. .. Afffff...... rsrsrs

Deixando-se a igreja pela frente, volta-se à Praça do Obradoiro, de onde se admira a catedral de perto. A insuficiência do espaço e as dimensões da catedral, porém, podem dificultar a apreensão do conjunto todo num só olhar, dando-nos uma sensação parecida com a de alguém que se senta na primeira fileira de um cinema com uma tela muito grande à sua frente. Por isso, o conjunto arquitectónico também deve ser observado de longe, para se ter uma noção mais completa.
 

Resumimdo: Depois da crucificação de Cristo, o apóstolo Tiago deixou a Judéia para pregar na Galícia. Poucos anos depois, de volta à Palestina, foi decapitado no ano de 44 por ordem de Herodes. Seu corpo teria então sido levado para a península Ibérica. Segundo a lenda, oito séculos depois, em 813, um ermitão localizou seu túmulo num local indicado por uma chuva de estrelas (o “Campus Stellae”, campo de estrelas, que dá origem a Compostela). O impacto da descoberta na população levou o rei a mandar construir no local uma igreja em homenagem a Santiago. As supostas relíquias do apóstolo se encontram na cripta da atual catedral.

La Vía Láctea , a la cual sin duda debe el nombre Santiago de Compostela ( campus stellae/ campo de estrellas) y Finisterre ( fin de la tierra). Siguiendo esta constelación  llegamos hasta Santiago. Y Santiago se encuentra en Finisterre, es decir el extremo más occidental de Europa, el fin de la tierra conocida durante mucho tiempo

 
Catedral de Santiago de Compostela

Veja:
http://www.youtube.com/watch?v=jVMj8Q-SJyU

>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>
Textos retirados da net, coligados e editados por mim.




Desejo que tenham feito esta viagem comigo.




 

SILVIA REGINA COSTA LIMA
Enviado por SILVIA REGINA COSTA LIMA em 12/10/2009
Alterado em 23/04/2022
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.
Comentários