SILVIA REGINA LIMA
Escrevo e me transporto para dentro daquilo que escrevi.
Capa Meu Diário Textos Áudios E-books Fotos Perfil Livros à Venda Prêmios Livro de Visitas Contato Links
Textos

"CIRANDA" : 
Deixe
seu nome aqui assinalado - em comentários - ou o nome de uma MULHER MARAVILHOSA  (qualquer uma) que você deseja hoje homenagear, eu irei recolhendo e colocando no corpo desta página.
****************

EDITORIAL

Escolhi algumas das mais representativas personalidades femininas de todos os tempos - pessoas que realmente marcaram seu tempo - para bem representar o Dia Internacional da Mulher. Os feitos e conquistas dessas mulheres já se confundem com a história da própria humanidade. Todavia, essa homenagem se estende a todas nós que, de uma forma ou de outra, com maior ou menor intensidade, buscamos cumprir nossa história pessoal realizando Pequenos Milagres Diários e sobrepujando as muitas dificuldades que ainda fazem parte da trajetória feminina.

"ESSAS MULHERES MARAVILHOSAS"

Marie Curie (1887-1934) Maior cientista do século, ela trabalhou demais até conseguir isolar um grama de rádio de toneladas de minerais,em 1898. Também descobriu o polônio. Recebeu o prêmio Nobel de Física em 1903.

Isadora Duncan (1878-1927) - Descalça, dançando de cabelos soltos e envolta em tecidos esvoaçantes (um escândalo para sua época), ela representava aliberdade de expressão e abria vida nova para o balé moderno.

Golda Meir (1898-1978) - Devido a seu valor pessoal, ela foi a primeira mulher a dirigir um país. Primeira ministra de 1969 a 1974, buscou criar um Estado forte, onde não havia espaço para entendimentos com os palestinos.

Helen Keler (1880-1968) - Essa americana cega, surda e muda obtém seu diploma num dos mais renomados colégios, sempre lutando por causas políticas e pelo direito de voto das mulheres. Escreveu vários livros para ajudar outras pessoas.

Amélia Earhart (1898-1937) Com seu espírito arrojado e coragem, essa jovem e bonita americana foi a primeira mulher a cruzar o Atlântico pilotando um avião, e isso quando as mulheres sequer dirigiam carros!

Sarah Bernhatdt (1844-1923) Ela fascinou as platéias da França e do mundo inteiro com sua representação espontânea e sensual, virando do avesso os padrões teatrais da época, ainda mesmo após ter amputado uma das pernas.

Madre Tereza de Calcutá (1910-1997) Nascida na Macedônia, essa professora trabalha junto aos pobres, leprosos e cegos. Funda asilos e ganha, por sua bondade, o 1* prêmio João XXIII da Paz, e em 1979, o prêmio Nobel da Paz. Foi canonizada.

Coco Chanel (1883-1971) - A simplicidade e a prática elegância que esta estilista francesa imprimiu aos seus modelos, revolucionou a moda no começo do século, criando um estilo que é chique até hoje.

Lady Di (1961-1997) Saúde instável e amores proibidos fizeram essa princesa de contos de fada abalar as estruturas da monarquia inglesa. Porém, ela deu a volta por cima e brilhou com luz própria, participando de temas sociais mundiais.

Marilyn Monroe (1926-1962) Tudo o quê o maior símbolo sexual de todos os tempos desejava era ver seu talento reconhecido, ser amada e tornar-se mãe. Infeliz, ela foi vítima de sua fama.

Margaret Thatcher (1925 -) Depois de Golda, ela foi a primeira mulher a se tornar chefe de Estado por mérito, exercendo três mandatos seguidos. Boa estadista, conhecida como dama de ferro.

Valentina Terechkova (1937-) Em junho de 1963, a primeira cosmonauta do mundo sobe a bordo da nave soviética Vostok e dá 48 voltas ao redor da Terra, durante 70 horas e 41m.

Jacqueline Kennedy (1920-1994) Esbanjando charme e elegância, ela encantou o mundo como primeira dama dos EUA. Viúva, casa como grego Onassis e torna-se uma grande Editora de livros.

Também essas nossas brasileiras representam muito bem as mulheres admiráveis:

Guiomar Novaes foi aclamada mundialmente como pianista.

Tarsila do Amaral foi reconhecida na Europa por suas pinturas.

Maria Éster Bueno foi tricampeã de tênis, em Wimbledon.

Rachel de Queirós foi a primeira escritora a receber o fardão da Academia Brasileira de Letras, tornando-se imortal.
..........
E elas são apenas algumas mulheres bem-sucedidas que souberam demonstrar publicamente seu valor. A maioria, porém, continua anonimamente cuidando do lar, do trabalho, da sua comunidade ou país. São enfermeiras, professoras, margaridas, empresárias, médicas, poetisas, faxineiras, engenheiras, donas de casa, artistas... Todas competentes e dignas de aplauso.
.............
Não se esqueça de cumprimentar, neste dia 8 de março, a Mulher que escolheu para companheira, que cuida de você e de seus filhos. E a que lhe trouxe ao mundo... A que limpa sua casa... A que organiza seu lado profissional... Enfim, sempre existe uma Mulher Amiga - forte e generosa - por perto: basta ter olhos de ver e coração de sentir...
********
Editorial n. 54 - feito para o Jornal “Prisma” e publicado em Março de 2004.
Silvia Regina Costa Lima

********

***Minha homenagem a todas as MULHERES deste Recanto - que, na verdade, não precisam de um dia especial porque todos os dias já são seus. (Silvia Regina)
********************

CIRANDA PARA MULHERES MARAVILHOSAS:


Silvia Regina

Bem, eu quero homenagear Antonieta Vieitas Costa, que fará 91 anos em junho, e é ativa, inteligente, lúcida, vaidosa, independente, interessada.****** Eu a amo.***** Um beijo azul, minha Mãe!  Silvia Regina
 

 

Izabel Dias

 

Linda homenagem para nós mulheres, amiga. Obrigada. Gostaria de homenagear uma poeta daqui do recanto chamada Celina Figueiredo, ela tem uma alma linda. Beijos
 

Tânia Meneses

Pronto, ótima idéia, eu quero que coloque a sua foto aí nessa coleção. Um beijo especial. Tânia.


Ângela Rodrigues

Minha poeta amada, são tantas as mulheres que nos orgulham, que usam dignamente sua condição feminnina para melhorar a humanidade, eu acrescentaria a sua lista Chiquinha Gonzaga, Ana de Assis, Celina Guimarães, Clarice Lispector... Parabéns por esta bela homenagem. FELIZ DIA DA MULHER! Abraços.
 

MAVI

Olá Silvía, feliz dia!Então, logo lembrei na Madre Tereza,mas já foi lembrada com louvor!Minha filha lembrou de JOANA D'ARC e eu relembro uma que amo de paixão: Cecília Meirelles.Bjs.

LILIAN REINHARDT
Querida poetisa, minha homenagem nesse dia e em todas as horas da minha vida é uma infinita saudade à minha mãe, filha de imigrantes camponeses, HILDA REINHARDT, cujas mãos amassavam pães de sol! um beijo, lilian
 
Bem...Parece que todas as que eu admiro, já estão aí...Só uma é que não! MINHA MÃE! Beijos de carinho, querida Silvia...Que seja esse, um dia especial para você!

Mariza Brasil
Boa-tarde, Silvia! Feliz Dia da Mulher! Essa homenagem não poderia ter ficado melhor e meus parabéns por se lembrar de mulheres batalhadoras e determinas que são grande exemplo para nós! Tenha um feliz fim de semana. Abr
aços.


LILIAN REINHARDT
Dos roseirais de Zocha, trago uma rosa para voce, poetisa! beijos, lilian

RITA PATERNO

TODAS COM CERTEZA,E ACIMA DE TUDO A NÓS, SIMPLES MORTAIS. PORQUE ALÉM DE PASSARMOS POR TUDO O QUE AS GRANDES E RECONHECIDAS MULHERES PASSARAM,SOFREMOS, LUTAMOS, ERRAMOS, ACIMA DE TUDO AMAMOS, E PASSAMOS PELA VIDA SEM SERMOS PERCEBIDAS, E MUITAS VESES, EM LUGAR DE RECONHECIMENTO RECEBEMOS INGRATIDÃO, MAS NEM ASSIM ESMORECEMOS, POIS SER MULHER, JÁ É UM PRÊMIO.. BEIJOS A TODAS.

ze de avila
Eu admiro todas as mulheres do mundo, porque elas são MULHERES e eu amo as mulheres, mesmo as prostitutas, as devassas, as tristes, as caladas, as ousadas, as desbocadas, as pudicas,as sofredoras, as alegres, as tristes. Na verdade não há como não amar as mulheres, sabe porque? Porque elas são o MÀXIMO.
 
Antonio Hugo
Maravilha de homenagem amiga! Todas as mulheres são merecedoras de uma homenagem assim, eu teria que escrever dias para chegar a uma lista com todas elas, além da minha companheira e todas as poetisas deste recanto, eu destaco uma, que além de todas tem o meu maior respeito, por ter dedicado a sua vida a cuidar dos seus irmãos desconhecidos, "IRMÃ DULCE". Um abraço a ti minha querida poetisa Silvia, que seja feliz em todos os seus dias! Parabéns por essa homenagem. Antonio Hugo.
 
Claraluna
Olá, Silvia Regina, eu homenageio você pela bonita iniciativa, e também à Celina Figueiredo e à Helena Luna, dois ícones deste Recanto. Um grande abraço pra você e para todas as mulheres recantistas. Beijos, Hull

Marlene Vieira Aragão
Olá, Silvia! Feliz dia das Mulheres. Adorei o seu texto! Abraços do coração. marlene.

Mena
Sílvia, quero te parabenizar por esta bela iniciativa! Todas as mulheres citadas são dignas de homenagem tão bonita! Mas quero prestar uma homenagem póstuma à minha mãe que era uma rosa e tinha o nome de duas flores: Rosa Angélica, pessoa doce e infinitamente terna e amorosa. Um doce abraço pra ti, hoje, Dia da Mulher!


Roselys Tricot

 

Bem, Silvinha, todas as mulheres as quais admiro já foram citadas por aqui, com exceção de minha mãe, por motivos óbvios...mas minha homenagem para o dia de hoje e aqui no "Recanto das Letras" vai para você, exemplo de mãe, esposa, filha, amiga, profissional, avó dedicada, poetisa, escritora... enfim... TUDO de BOM que VOCÊ É... parabéns por e para VOCÊ...e muitos parabéns também por sua linda homenagem às Mulheres aqui no Recanto...
Parabéns hoje e sempre!...Você não me surpreende mais... "intellegentia natura" !
...Abraços...

 
Boa tarde amiga Silvia Regina.Bem eu abri a sua página para deixar-lhe um recado pessoal pelo dia de hoje. Encontrei essa linda iniciativa da sua parte.Claro que tenho muitos nomes merecedores dessa homenagem. Mas aquí o nome é... SILVIA REGINA COSTA LIMA.Parabéns pelo seu dia! Parabéns por tudo! Beijos.
 
Essa sua página ficou um mimo! Se tivesse que te dar uma nota, não teria dúvidas, seria a máxima! Aplausos, de pé, merecidamente.
 
Maria Luiza D Errico Nieto 
Querida, felicito-a por tão bela dedicatóraia a essas mulheres que fazem escreveram, cada uma de forma específica, sua história. Abraços

José Romeu
Página linda, cheia de gente linda, e escrita lindamente, por mentes lindas !! Abraços Silvia, até...
 
Gilbamar de Oliveira
Brilhante homenagem às mulheres em destaque, contudo não podemos esquecer aquelas anônimas que carregam nos ombros os estigmas, os preconceitos e os medos. Minhas palmas são também para elas, tão sofridas e quase sem voz, tão esquecidas e provavelmente até mesmo sem sombra. A elas eu me curvo com respeito e gratidão.

GigioJr
Gostaria de homenagear dentre as mulheres maravilhosas, Maria mãe de Jesus, mullher que ampara todas as mulheres com a força do amor que dela reluz! E gostaria de homenagear outra mulher maravilhosa, Maria de Madalena, Que conviveu com Jesus na vida terrena, E o amou e o seguiu sem nunca esmorecer! Beijão amiga!
 
Sandra Dugaich
Silvia Nomes de mulheres fortes, decididas, lutadoras, femininas, das letras, da compaixão, da amizade, todas elas tão bem lembradas por você... Eu gostaria de aumentar com mais um nome, o de minha mãe, Maria, há dez anos longe de mim. Pena que só lhe dei o imenso e merecido valor, ápós sua partida... Guerreira a seu modo, mãe de suas filhas e de tantos outros,enquanto professora, mulher, esposa e profissional. Beijos
 
HLuna
Tantas, tantas para lembrar e destacar. Mas na literatura deixo meu aplauso para Cecília Meireles e Clarice Lispector. E a você, naturalmente, que nos reuniu aqui. Helena

Anne Lorene
Felizes invocações as tuas para simbolizar tão bonita homenagem às mulheres. Quero deixar aqui meu abraço pelo Dia da Mulher, homenageando a ti, Silvia.
Um abraço com carinho.

 
Marisa Queiroz
Bela iniciativa, Regina. Ainda dá tempo de homenagear uma grande mulher? Chama-se MARIA DIRCE MARROCOS DE QUEIROZ, lutadora, batalhadora, inteligente, sensível, foi exemplo de vida até o final de sua vida, e foi minha MÃE. Foara ela, quero homenagear aqui todas as escritoras e poetisas do Recanto e minha duas filhas, Daniela e Sabrina. Muito coruja, não? Beijos para todas vocês, meninas e um especial pra você, Regina, por seu tão amável e generosa.
 
 Fernanda Hanna
Helen Gracie, presidente do Supremo Tribunal Federal; Maria Berenice Dias, Desembargadora no Rio Grande do Sul; Denise Frossard, Juíza de Direito no Rio de Janeiro e Deputada Federal, grande expressão no combate ao crime organizado em seu Estado de origem. Maria da Penha Maia, vítima da violência do próprio marido no nordeste brasilei, seu nome intitula a Lei 11340/06, que define crime de violência doméstica e seus procedimentos. São nomes que merecem destaque!

Jacó Filho
Essa é a enésima vez que me surpreendo positivamente neste recanto, e cada dia evolui para melhor, e por ser você a responsável por esta, te elejo mais uma vez,
juntamente com Santa Helena, que foi a responsável pela ressurreição do cristianismo, convertendo o próprio filho, o imperador Constantino, que decretou como religião oficial em Roma... Parabéns! E que Deus nos abençoe... Sempre...

Graci
Me desculpa pelo atraso
mas assim mesmo eu cheguei
para homenagear
todas nós, mulheres amadas
primeiramente por Deus
depois por todos os homens
até por alguns estúpidos
que renegam sua orígem
mas bem lá no fundo amam
mas têm medo de assumir.

Quero homenagear a mulher mais perfeita que habitou nesta terra, a que foi capaz de se doar pela causa mais urgente, a de ser mãe do nosso Salvador!... MARIA!
nossa mãe também.
 
Celina Figueiredo
Amiga, minha eterna gratidão a você e minhas queridas amigas Izabel Dias e Claraluna pela homenagem prestada a esta recantista . Sinto-me feliz por ter encontrado pessoas tão gentis e que fazem a alegria de alguém que nada tem de especial , pois sou apenas uma MULHER.
Beijos, beijos e beijos. Celina


Sônia Maria Cidreira de Farias
Considero a grande maioria como sendo mulheres maravilhosas.Claro que existem exceções que não me compete citá-las nem julgá-las.Porém,dentre todas,famosas e anônimas, a mais maravilhosa que conheci nesta vida foi a minha mãe Dona Lucila apelidada dona Lulú ou Luluzinha para os mais íntimos.Esta me proporcionou a valiosa chance de participar deste espetáculo que é a vida.Obrigada mãe.Onde você estiver recebe o meu apreço e os meus votos de muita paz.Tua filha,para sempre, Soninha.


Waleska Zibetti

 

Algumas mulheres mudaram minha forma de ver a vida. Não desmerecendo os ensinamentos de minha mãe. Mas eu descobri com algumas dessas mulheres que não é feio uma mulher ter opinião própria, e que se pode ser feminina sem ser fútil. Mulheres como Vigínia Woolf, Greta Garbo, Marlene Dietrich, Olga Bernardes, Safo de Lesbos... E outras tantas. Parabéns pela homenagem. Bjs.
 
Oi Silvia Regina. Não tenho palavras nem letras do alfabeto para comentar. Já gastaram todas. Se português fosse diria simplemente: "És Bestial".
Aquele chocolate que prometestes, não me lembo a quem, está aqui nesse teu texto, e bem docinho. Ah! Lembre-se que sou aquele que acha que autor não tem de agradecer.
E plagiando-te: Um beijo azul!


Lustato Tenterrara
Poucos textos nos são assim tão próximos de nós, de nossos sentimentos. Quase todas as Estrelas e Deusas que conheço ou ouvi falar foram aqui homenageadas, inclusive - e expressamente - as anônimas e as desconhecidas. Ao pensar em alguma para te falar, já a vislumbrava em tua homenagem ou em um ou outro comentário.
Apenas uma que pensei desde o início e que merece aqui o seu nome em desta que, por seu pioneirismo num espaço antes somente reservado aos homens: A poeta FLORBELA ESPANCA, por seu lirismo e amor 'incomedido', incomensurável e, para alguns, incompreendido.
Também por sua força, sapiência, abnegação, aproveito para aqui homenagear a mais bela de todas, a de coração mais lindo: minha mãe, Maria Vilani Carvalho de Melo, a qual beijo e amo todos os dias e que ainda hoje é tábua de salvação para muitos desafortunados que a procuram em busca de carinho, afeto e comiseração. Te amo, mamãe!
Por fim, uma homenagem também singela à minhas filhas Carla Mariah, Yasmin, Ana Carolina e Ana Gabriella, e às suas mães, que souberam me aturar por alguns bons pares de anos, e também um beijo à minha esposa Ana Célia, Aninha Tenterrara, que representando as Estrelas e Deusas, me presenteia todos os dias com a sua presença e o seu amor.
E também Para Ti, Sílvia Regina Costa Lima, por essa iniciativa tão linda, tão maravilhosa e que ora te coloca entre as mulheres que fazem a diferença em nossas vidas.
Um beijo. Lustato.

 

SILVIA REGINA COSTA LIMA
Enviado por SILVIA REGINA COSTA LIMA em 08/03/2008
Alterado em 08/03/2024
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.
Comentários