SILVIA REGINA LIMA
Escrevo e me transporto para dentro daquilo que escrevi.
Capa Meu Diário Textos Áudios E-books Fotos Perfil Livros à Venda Prêmios Livro de Visitas Contato Links
Textos

“ROMEU E JULIETA”
(releitura simplificada do Conto Shakespiriano)
***
Capítulo 9:


"Desencontros"


Na manhã seguinte, Paris vai com os músicos despertar a jovem, mas só encontra uma noiva morta. A tristeza e o desconsolo do rapaz logo alcançam os demais moradores da casa, especialmente os pais de Julieta. A repentina morte da única e amada filha transforma a festividade do casamento em triste preparativo para um velório:

Flores imaculadamente brancas, dobre de sinos, o lamento musical, pranto, preces, o jovem e lindo corpo sem vida sendo levado para a igreja –, o comentário sobre este lamentável desfecho se espalha bem rápido, chegando a Mântua e aos ouvidos de Romeu, provando que má notícia voa...

Ele, Romeu - que nada sabe do plano e da farsa em andamento, pois ainda não havia recebido a mensagem do Frei – teve um sonho muito estranho, em que se via morto ao lado de sua amada Julieta. Ali, como numa espécie de encantamento, ela o ressuscitava com seus beijos de amor e ele se transformava num imperador.

Entanto, sentindo seus sonhos tristemente desfeitos, Romeu sela seu cavalo e parte para Verona, após comprar um veneno poderoso no caminho. Quis o destino que ele se desencontrasse do mensageiro que o frei lhe enviava. Assim,  ao anoitecer, dirige-se ao túmulo dos Montecchio - para rever sua Julieta, ainda uma vez.

Mas eis que chegando à entrada do túmulo, Romeu é barrado pelo conde Paris, que ali ainda chora a morte da noiva. Discutem e o conde ameaça levá-lo preso.  Os dois acabam duelando e Romeu mata o jovem sem saber ao certo quem era ele.

Entrando no túmulo, ele vê sua amada, ainda bela e fresca como se viva estivesse, e chora por seu perdido amor. Em seguida, pede perdão ao cadáver de Teobaldo, beija a jovem e bebe o veneno que traz atado
à cinta, caindo morto ao lado dela.





continua em:

"Por Amor"
SILVIA REGINA COSTA LIMA
Enviado por SILVIA REGINA COSTA LIMA em 03/12/2007
Alterado em 05/10/2010
Copyright © 2007. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.
Comentários