SILVIA REGINA LIMA
Escrevo e me transporto para dentro daquilo que escrevi.
Capa Meu Diário Textos Áudios E-books Fotos Perfil Livros à Venda Prêmios Livro de Visitas Contato Links
Textos



Não pretendia mesmo falar nada sobre isto, mas escrevi agora e desejo andar um pouco na contramão das coisas que tenho lido aqui no Recanto e na mídia.

Por que perdemos a copa? Todos buscam os culpados... acusam o Dunga por ele não ter feito a seleção que cada um dos 190 milhões de brasileiros gostaria de ter feito do seu jeitinho particular... e foi o goleiro que não era lá essas coisas e então falhou; foi o Kaká que, de ótimo armador, passou só a ser aquele que não fez nada, mesmo estando doente de fato... foi o moço Felipe que perdeu a cabeça... opsssss... ai é que quero chegar...

No jogo de hoje, a Argentina mostrou, de novo, porque os latinos e os sul-americanos perdem e não sabem honrar seu próprio talento até o fim. Por que tudo, TUDO  mesmo é feito com emoção demais, coração demais...gerando enorme desequilíbrio emocional... não temos cabeça pra encarar um resultado adverso e reverter o placar...e isso seja em que esporte for... temos talento de sobra pra uma superação, mas não temos a frieza necessária pra sair do negativo. 

Veja como a Alemanha permaneceu fria até o fim, ainda que em muita vantagem... a comemoração veio depois - só depois do encerramento do evento. Latinos acham que tudo é provocação, que as faltas são de ordem pessoal e revidam, vão buscar confusão, xingam, enrolam, peitam... e esquecem o principal: jogar bem - superar-se.

Que possamos aprender com esta derrota e não ficar agora numa caça às bruxas... temos que nos reformular em termos de jogadores, de treinadores, de arbitragem, temos que ter profissionais que respeitem a camisa que vestem e não fiquem só preocupados com a boa exposição na mídia e em obter salários indecentemente altos... mas antes de tudo, temos que preparar os jogadores emocionalmente.

A cabeça está acima do coração para servir de farol às ações e não é o coração que possui esta função... ele é apenas para sentir - e tem lugar e hora.

Perdemos não para os Holandeses, que eram bons mas nem tudo isso, perdemos mesmo foi para o nosso coração... para nossa emoção descontrolada... para as coisas feitas sem garra e sem objetividade... pois não basta querer ganhar, temos que saber ganhar - e saber conservar o resultado.

Por ora, ficamos sem as vuvuzelas e sem alegria... o brasileiro sofre até nisso... nem direito ao ópio barato que é o futebol pra ser um pouquinho feliz ele tem mais... até isso lhe foi tirado, aliás, até isso ele mesmo perdeu...

Pensemos nisso: o povo vai ter que ficar apenas com as enchentes, a lama, a pobreza, a fome, o desemprego, a prestação da nova tv, a escola decadente, o sus, os impostos, as epidemias, a violência, a solidão do dia a dia e o desamor.

A pergunta que não quer calar é: Será que precisávamos de mais essa tristeza? É... entanto ela veio na forma de uma bola que ficou nos pés de jogadores mais que milionários... e para o povo... NADA!

Mas, vamos em frente pois, apesar de tudo, somos ainda Pentacampeões... os únicos no mundo e isso não é pouca coisa e também um dos oito melhores dessa copa... façamos um laranjada dessa laranja azeda e reformulemos nosso modo de pensar e agir, não só em futebol, mas na Vida.

Quando tiver que fazer escolhas e ter atitudes firmes, use sua cabeça para pensar e o coração só para sentir - cada um em seu lugar e hora.

É isso.
****
Silvia Regina Costa Lima
3 de julho de 2010

Ps: Temos muito e muitos talentos e com certeza, eles aparecerão para a próxima copa.


SILVIA REGINA COSTA LIMA
Enviado por SILVIA REGINA COSTA LIMA em 03/07/2010
Alterado em 04/07/2010
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.
Comentários